terça-feira, 28 de abril de 2015

SINDIJOR se reúne com senador Valadares para discutir PEC dos Jornalistas




A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE) foi recebida na manhã desta segunda-feira (27) pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB), na sede do partido em Aracaju. A reunião havia sido solicitada pela entidade de classe dos jornalistas para discutir com o senador a PEC dos Jornalistas, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Acompanhado do vice-presidente Edmilson Brito e dos diretores Joedson Telles, Kátia Paim e Miralda Santos, o presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, solicitou do senador Valadares e do seu partido mobilização na aprovação da PEC na Câmara Federal.

“O senador recebeu com muita alegria a Direção do SINDIJOR e se comprometeu que ainda esta semana estará solicitando uma reunião com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para tratar da proposta. Ele também se comprometeu em conversar com os líderes dos partidos da Câmara para reforçar o apoio de toda a bancada à PEC de sua autoria. Saímos desta reunião confiante na mobilização do senador e nos membros do seu partido, e com a convicção de que em breve a PEC será aprovada. Valadares tem demonstrado ser um grande defensor dos jornalistas. E, em nome de toda a categoria, agradecemos a ele e aos demais parlamentares engajados nesta luta”, explica Paulo Sousa.

Aproveitando a oportunidade, o vice-presidente Edmilson Brito abordou outro tema importante e que muito preocupa a categoria dos profissionais da imprensa: a terceirização na atividade fim. O projeto aprovado na Câmara e já em discussão no Senado é prejudicial à classe trabalhadora, pois amplia a terceirização na atividade fim das empresas.

“Aproveitamos a ocasião para pedir que o senador rejeite os pontos polêmicos deste projeto, como a ampliação da terceirização para a atividade fim. Se o projeto for aprovado no Senado sem alterações será o fim dos concursos públicos e a precarização do trabalho, inclusive dos jornalistas. Uma empresa jornalística, por exemplo, poderá contratar uma terceirizada para executar serviços jornalísticos, pagar em média 30% a menos e não respeitar, inclusive a nossa Convenção Coletiva. Seria um retrocesso. Somos totalmente contra a terceirização na atividade fim”, salienta Edmilson.

Para o senador Valadares, autor da PEC dos Jornalistas no Senado Federal, a iniciativa do SINDIJOR é importante, pois reforça o compromisso dos parlamentares e dos partidos na aprovação da matéria. Ele adiantou que é contra a terceirização na atividade fim e que apoia a sugestão do sindicato.

“Primeiro, dizer que é uma honra receber a Diretoria do SINDIJOR e que estarei ainda mais engajado nesta luta pela aprovação da nossa PEC, agora na Câmara. Atendendo a solicitação do Sindicato dos Jornalistas, nós vamos pedir uma reunião com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e com os líderes dos partidos para solicitar o apoio de todos na aprovação desta proposta. Tenho certeza que a Câmara vai ratificar essa PEC e restabelecer a dignidade desta profissão tão importante para a sociedade. Um jornalista qualificado, estudado numa faculdade é a certeza que a sociedade terá um profissional mais comprometido com a ética da profissão e com a responsabilidade social”, disse Valadares, acrescentando que não apoiará a terceirização na atividade fim.

“Esse projeto como foi aprovado na Câmara não passa pelo Senado sem ter algumas alterações, a exemplo da atividade fim, que é um erro, um retrocesso para a classe trabalhadora, inclusive para a categoria dos jornalistas. É importante sua regulamentação, desde quando preserve todos os direitos dos trabalhadores e dos sindicatos e não se estenda para a atividade fim. Tenha certeza que, para este projeto ser aprovado no Senado, terá que ser modificado”, conclui.

Além dos Diretores do SINDIJOR, a reunião contou com a presença da jornalista Eliz Moura, assessora de imprensa do senador.

Apoio

A PEC dos Jornalistas conta com o apoio da bancada sergipana na Câmara Federal. Os deputados André Moura, Adelson Barreto, Fábio Mitidieri, Fábio Reis, Jony Marcos, João Daniel, Laércio Oliveira e Valadares Filho.

Senado


A PEC dos Jornalistas foi aprovada pelo plenário do Senado em dois turnos em 2012. No primeiro turno foram 65 votos favoráveis e 7 contra. Já no segundo turno, a PEC obteve 60 votos a favor e apenas 4 contra.

Fonte: www.cajunews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário