terça-feira, 15 de abril de 2014


Dom Henrique: Um adeus na Páscoa

No período da Quaresma, dia 19 de março deste ano, o Papa Francisco deu mais uma missão a Dom Henrique Soares da Costa, transferindo-o da nossa Arquidiocese de Aracaju para a Diocese de Palmares, Estado de Pernambuco, onde será Bispo Diocesano. Dom Henrique passou quase cinco anos como Bispo Auxiliar de Aracaju, admirado por sua postura firme, suas homílias profundas e catequéticas.

Dom Henrique deixa a Arquidiocese de Aracaju no dia 21 de abril, início da Páscoa, e segue para a Diocese de Palmares para a posse no dia 1° de junho de 2014.

Tido como conservador por muitos, Dom Henrique não se incomoda, pois, para ele, o significado de conservador é aquele que conserva princípios e valores. Ele não se importa com o título conservador. Porém, é moderno ao usar as novas ferramentas do mundo atual para propagar suas posições.

Mesmo quem não gosta dos seus posicionamentos admira a sua postura, sua forma bem articulada, educada, e com argumentos quase incontroversos ao defender uma Igreja centrada nos principais pilares de sua origem. Dizer o que pensa sem agredir e desfazer das posições contrárias é marca de suas homilias e entrevistas.

A Igreja particular de Aracaju perde esse referencial, mas a Igreja Católica Romana continuará tendo a sua atuação de pastor, agora em terras pernambucanas. Deixa saudades na sua ausência, porém ficará presente na memória de quem lhe conheceu, de perto, a firmeza nas posições e a serenidade em todas as situações e relações interpessoais.


Jornalista Edmilson Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário