quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ano da Fé


Foto: Marcus Castro

Com a carta apostólica, sob a forma de Motu Próprio, intitulada “Porta Fidei” ( a Porta da Fé), lançada pelo Papa Bento XVI, a Igreja, no mundo inteiro, viveu, refletiu e buscou estabelecer atividades para o fortalecimento da Fé e conhecer mais a doutrina católica, na busca de viver intensamente o amor de Jesus. O Ano da Fé iniciou em outubro de 2012 e encerrado no dia 24 de novembro deste ano.

O Ano da Fé vem sendo realizado em todas as paróquias da Arquidiocese de Aracaju. Praticamente, todas as atividades da Igreja estão vinculadas à temática: temas de festa de padroeiro, círculos de debates, escolas bíblicas nos Vicariatos e nas próprias paróquias sempre discutem sob o víeis da Carta Apostólica.

Para o Vigário Episcopal, Padre Manoel Barbosa, houve resgates de elementares da vida cristã, muntos redescobrindo os valores da Fé. “Em todas as atividades, as gerais e específicas sobre o tema, a Igreja buscou resgatar elementos da espiritualidade cristã, que muitas vezes estavam esquecidos”, informou o Padre Manoel.

Também durante o período do Ano da Fé, em sintonia com a Carta do Santo Padre, o Arcebispo Dom José Palmeira Lessa instituiu os lugares em que as pessoas podem, até 24 de novembro, receber as indulgências plenárias, são eles: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral Metropolitana de Aracaju-SE; Santuário Paróquia de Nossa Senhora Aparecida – Bairro Bugio em Aracaju-SE; Santuário Nossa Senhora Menina – Aracaju-SE; Santuário Nossa Senhora Divina Pastora – na cidade de Divina Pastora-SE; Paróquia Nossa Senhora Aparecida – na cidade de Aparecida-SE; Paróquia Santo Antônio e Almas – na cidade de Itabaiana-SE, Paróquia Nossa Senhora do Rosário – na cidade de Rosário do Catete-SE; Paróquia Sagrado Coração de Maria – Povoado Gameleira – Mosqueiro em Aracaju-SE e Paróquia São Francisco de Assis, no conjunto Jardim Esperança, Aracaju.

No decreto de promulgação das Igrejas indulgenciadas, o Arcebispo Dom José Palmeira Lessa assim escreveu: “Exortamos a todos os fiéis católicos neste Ano da Fé a renovarem a sua Fé que é a nossa Força que nos faz vencer o mundo (1Jo. 5-4)”.

Que assim, mesmo encerrando Ano, todos posam continuar alimentando a fé através da oração e das práticas cristãs ensinadas pela Igreja, participando das missas, dos sacramentos e da prática da caridade.

Jornalista Edmilson Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário