quinta-feira, 25 de julho de 2013

Encontro Nacional de Formadores

O Conselho Nacional da OFS do Brasil está promovendo o encontro Nacional de Formadores, com representantes dos regionais, para refletir sobre o tema: “Família, Juventude e Comunicação”. O momento de abertura ocorreu na noite desta sexta, 14 de junho, no Centro de Forma da Sagrada Família, São Paulo,SP, com a composição da mesa integrada pelo Ministro Nacional, Antônio Benedito; a Formadora Nacional, o Assistente Naciona, Maria Bernadette Del Tedesco Nabuco do Amaral Mesquita; o Assistente Nacional, Frei Almir Guimarães, OFM, e integrantes da Equipe de Formação. O Encontro se estende até domingo, 16 de junho.

Os trabalhos foram iniciados com a palavra de acolhida da Formadora Nacional, seguido de um breve momento de oração e reflexão, com uma palavra da condutora da oração, Ana Maria, que é da equipe de formação nacional e do Frei Almir Guimarães, membro da equipe de formação e Assistente Nacional da OFS. A solenidade de abertura prosseguiu com a palavra do Ministro Nacional.

Antônio Benedito fez uma reflexão sobre as mudanças ocorridas na sociedade e também na Igreja, assim a OFS também vem se transformando e aproveitou o momento para falar sobre o trabalho da formação e do formador. “O formador deve ter a convicção da sua própria formação para poder ajudar na formação dos demais irmãos”, alertou o Ministro, que completou: “Se formamos para a vida é prioridade entendermos a realidade em que vivemos”.

A Ministra Regional SE 3 (São Paulo), Denize Aparecida Marum Gusmão, disse ser um prazer acolher os representantes dos regionais e fez um pedido para que os participantes levem as experiências para as suas localidades.

O Ex-ministro, Rosalvo Gonsalves Mota, agradeceu a coordenadora nacional de formação pelo convite para integrar a equipe nacional de formação e ressaltou que OFS e Jufra serão amanhã o que a formação é hoje. Já o Formador do Regional São Paulo, César Galvão, ratificou que formação é compartilhar, é aprender e trocar experiências. A condutora da Oração, Ana Maria, reforçou a importância da equipe de formação como um caminho para melhor articular a formação.

Maria Bernadete, encerrando as atividades da abertura do encontro, adiantou a estratégia na elaboração da metodologia dos temas que tentará evidenciar algumas pistas a respeito dos temas. “Para a formatação dos temas do encontro, procuramos buscar responder alguns questionamentos e, além dos palestrantes, teremos mesas de discussões, com outras pessoas participando para contribuir com o esclarecimento de mais dúvidas”, afirmou.

Texto e Fotos: Edmilson Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário